Newsletter

Nome:
E-mail:

Notícias

29/12/2011 - Escovar os dentes diminuiu riscos de pneumonia, diz estudo

Escovar os dentes diminuiu riscos de pneumonia, diz estudo

Escovar os dentes não previne apenas doenças na gengiva, mas também reduz os riscos de pneumonia. É o que destaca novo estudo realizado por cientistas da Universidade de Medicina de Yale.

Os pesquisadores encontraram mudanças nas bactérias presentes na boca, antes mesmo do desenvolvimento da doença, que consiste em uma inflamação nos pulmões.

A equipe observou 37 pacientes durante um mês e descobriu que os que usavam ventilação mecânica para respirar e desenvolveram pneumonia, tinham a composição bacteriana existente na boca alterada.

Para o autor do estudo, Samit Joshi, a descoberta ajuda a melhorar a forma de prevenção da doença no futuro, que poderá ser feita com a manutenção das bactérias presentes na boca.

A pesquisa não é a primeira a relacionar má higiene bucal ao aparecimento de doenças respiratórias, ainda que muitas das infecções respiratórias sejam causadas pela inalação de bactérias no ar.

Para prevenir a doença, o estudo indica escovar os dentes por dois minutos, duas vezes ao dia, com pasta dental com flúor, além de usar fio dental e evitar comidas doces.

Fonte: http://noticias.uol.com.br

Laboratório Grams Perini - Todos os direitos reservados

Fone: (51) 3653-3555