Newsletter

Nome:
E-mail:

Notícias

23/03/2012 - Comer chocolate diariamente faz bem ao coração

Comer um chocolate de 13 gramas por dia faz bem ao coração. Quem o afirma é o endocrinologista Alfredo Halpern, que defende que não há qualquer problema em consumir chocolate diariamente deste que seja em pequenas doses, avança o jornal i.

 

O chocolate é rico em gordura saturada, açúcar e cacau, substâncias que podem trazer benefícios, mas que também têm efeitos nocivos, como a obesidade e aumento de glicemia. Tudo depende do tipo de tablete e da sua quantidade. Para um produto ser considerado chocolate, deve ter no mínimo 25% de cacau. Como tal, e segundo o presidente do Instituto do Cacau no Brasil, Durval Libânio, o consumidor deve estar atento ao rótulo dos produtos para saber a concentração de cacau e se há ou não adição de leite, açúcar e outros ingredientes. Por exemplo, os chocolates de dieta são mais calóricos do que os de leite já que, apesar de não terem açúcar, têm mais gordura. Já os chocolates amargos costumam ser menos calóricos pois têm menos açúcar, leite e gordura.

 

No entanto, segundo o cardiologista Daniel Magnoni, a quantidade destes ingredientes varia, portanto, antes de escolher, deve prestar atenção ao rótulo para saber a quantidade de calorias que tem o produto. Contudo, quanto mais doce é o chocolate menor é a quantidade de cacau. Por exemplo, o chocolate branco não possui cacau na sua composição, por isso, não traz benefícios à saúde.

 

Porém, os produtos com 70% e 90% de cacau têm alto teor de antioxidantes e podem assim proteger contra as doenças do coração.

Fonte: rcm Pharma.

Laboratório Grams Perini - Todos os direitos reservados

Fone: (51) 3653-3555