Newsletter

Nome:
E-mail:

Notícias

22/10/2013 - Hidratação e proteção solar previnem problemas no lábio; veja mais dicas

Os lábios são responsáveis por várias funções importantes do corpo, como sugar, envolver alimentos, falar e deglutir, por exemplo. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para mantê-los saudáveis, como alertaram a dermatologista Márcia Purceli e a fonoaudióloga Gisele Valdstein no Bem Estar desta terça-feira (22).

Entre os principais inimigos dos lábios, estão o sol e o cigarro – segundo a dermatologista Márcia Purceli, o fumo pode criar rugas e a exposição ao sol pode ressecar os lábios e também aumentar o risco de câncer nessa região. Caso apareçam casquinhas, por exemplo, é preciso tomar cuidado – a médica explica que isso se chama queratose acnítica e pode ser um indício de câncer. Além disso, qualquer ferida que não cicatriza depois de um mês deve ser investigada. Para evitar, a dica é sempre proteger os lábios do sol, com cremes, batons ou até pomadas cicatrizantes e, caso apareçam essas casquinhas ou pele, não retirá-las ou puxá-las.

É preciso ainda observar a cor dos lábios: se eles estiverem vermelhos, por exemplo, significa que os vasos sanguíneos estão mais visíveis.

Porém, se estiverem roxos, pode indicar falta de oxigenação, problema bastante comum no frio por causa da vasoconstrição e também um sinal de alerta nas crianças, que mostra que elas não estão respirando bem. Quando a pessoa passa mal ou toma um susto, os lábios ficam brancos e pálidos já que o sangue corre para outras áreas mais necessárias do corpo, como músculos, cérebro e coração.

A dermatologista Márcia Purceli alerta ainda que é preciso hidratar sempre os lábios. No entanto, se eles continuarem secos apesar da hidratação, é importante procurar um médico já que pode ser um sinal de doença autoimune ou de uma reação a algum medicamento. Caso apareçam bolinhas brancas, pode ser ainda sinal de sapinho ou baixa imunidade.

Outra dica para proteger os lábios é o batom, que pode ser mate, cintilante, cremoso ou até mesmo hidratante.

Quem não costuma hidratar a boca e bebe pouca água, geralmente fica com uma camada de pele morta no lábio, então é preciso retirá-la antes de aplicar o batom, como mostrou a reportagem da Natália Ariede. Hoje em dia, existem ainda esfoliantes específicos para a boca, como explicou o maquiador Vitor Mariela (confira no vídeo ao lado dicas para passar batom).

Por outro lado, existem mulheres que preferem optar por procedimentos dermatológicos para deixar os lábios mais bonitos. A aplicação da toxina botulínica, por exemplo, ajuda a suavizar as rugas; já a aplicação do ácido hialurônico aumenta o tamanho dos lábios e tem efeito de um ano, como mostrou a reportagem da Natália Ariede (veja no vídeo abaixo).

No entanto, algumas mulheres acabam tendo um resultado ruim depois dessa aplicação - na maioria das vezes, isso acontece porque elas querem ter um formato de lábios que não têm – segundo a dermatologista Cristina Guarnieri, o ideal é que a parte de baixo dos lábios seja o dobro do tamanho de cima.

Segundo a enquete feita no site do Bem Estar, quase a metade das pessoas tem o lábio no formato coração - confira abaixo e identifique qual o seu.

Laboratório Grams Perini - Todos os direitos reservados

Fone: (51) 3653-3555