Newsletter

Nome:
E-mail:

Notícias

21/08/2013 - Cirurgia feita com tablet usa realidade aumentada para reconstruir órgão

O professor e chefe de cirurgia geral e visceral do hospital Hamburg-Barmbek, na Alemanha, Karl Oldhafer, e sua equipe participam de cirurgia de fígado que contou com o apoio de um tablet com realidade aumentada. A tecnologia permite que o fígado seja reconstruído com base em um modelo 3D do órgão. Desenvolvido pela empresa alemã Fraunhofer Mevis, o procedimento também ajuda os cirurgiões a localizar estruturas críticas, tais como tumores e vasos Fabian Bimmer /ReutersCirurgiões utilizaram um tablet com realidade aumentada para operar o fígado de um paciente no hospital Asklepios Hamburg-Barmbek, na Alemanha. As imagens foram divulgadas pela Reuters nesta terça-feira (20). É uma das primeiras cirurgias do tipo já feitas no país.
Com um i-Pad, os médicos puderam visualizar modelos em 3D reconstruídos a partir do próprio órgão do paciente operado, o que ajudou a guiar a cirurgia. A equipe foi coordenada pelo professor Karl Oldhafer, chefe de cirurgia geral e visceral da instituição.

O aplicativo, desenvolvido em Bremen, ajuda a localizar estruturas importantes no órgão, como tumores e vasos sanguíneos.

Laboratório Grams Perini - Todos os direitos reservados

Fone: (51) 3653-3555