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13/08/2013 - Cinco Boas Razões Para Comer Legumes

Legumes são muitas vezes considerados um alimento pesado e energético, porém, pode ser muito útil quanto a perda de peso e, então, vamos dizer-lhe por que, listando cinco boas razões para comer legumes, se você quer perder peso.

Ter mais proteínas e menos carboidratos do que massas, arroz, farinha, tais como, as lentilhas, têm mais que o dobro da massa de proteína e pouco mais da metade dos hidratos, o que implica que os legumes saciam e ao mesmo tempo oferecem uma boa quantidade de energia.

Eles são muito pobres em gordura, pois como dissemos quase nenhuma composição lipídica e por 100 gramas, a maioria deles não chega a dois gramas de gordura, sendo ainda mais ácidos graxos insaturados.

Outros dão saciedade de alimentos fontes de carboidratos mais altos, não só devido ao seu alto teor de proteína, mas também a sua oferta de fibra alta e baixo índice glicêmico.

Eles são baixos em densidade calórica, eles absorvem muita água durante o cozimento e fornecer poucas calorias em um volume.

Eles são ricos em nutrientes, o que significa que enquanto são baixos em teor calórico, oferecem muitos micronutrientes bons para o corpo, tais como potássio, ácido fólico, vitaminas B, ferro, cálcio, fósforo, magnésio e antioxidantes.

Como podemos ver, os legumes são úteis se você quer perder peso, alimentação saudável e satisfatório, oferecem carboidratos, proteína, baixo teor de gordura e também fornecem fibras, vitaminas, minerais e baixo teor de calorias em um volume, ou seja, são um dos melhores alimentos para perder peso com saúde simultaneamente, baixa densidade calórica e rica em nutrientes.

O mundo da comida é fortemente influenciado pela cultura e talvez por isso há muitas crenças populares errôneas que determinam nossas escolhas alimentares. Muitas pessoas acreditam que vegetais engordam e quando perguntado por que eles achavam isso, a resposta foi “porque eles têm gorduras”.

Temos que responder com a verdade, dizendo que os vegetais não têm quase nenhuma gordura, exceto a soja, é o único vegetal com o qual também produz óleo. Mas o resto de legumes calóricos não chegam a mais do que 5% de gordura e os demais são cerca de 1%. O que acontece é que, muitas vezes os legumes são associados com alimentos energéticos principalmente no inverno, normalmente se você adicionar outros alimentos com gordura.

Mas há as leguminosas que têm gordura, mas bacon, salsicha ou outra carne que usamos quando se prepara um ensopado energético com lentilhas ou feijão.

Nem as lentilhas, feijões, ervilhas, grão de bico têm quantidades significativas de gordura, no entanto, são ricos em carboidratos e proteínas, bem como, fornecem a abundância de fibras e micronutrientes importantes para o organismo.

Por tudo isso, os legumes não engordam, pode até ajudar a perder peso, fazendo com que a ingestão ative a saciedade.

É importante deixar claro que, exceto para a soja (só óleo vegetal), outros têm quase nenhuma gordura em sua composição, pelo que a sua ingestão não deve ser condicionada por essa crença errônea e todos possam desfrutar de um bom e saboroso vegetal saudável, observando certos cuidados no uso de ingredientes que acompanham e maneira de cozinhar.

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