Newsletter

Nome:
E-mail:

Notícias

28/06/2013 - Ter autocontrole torna uma pessoa mais feliz, diz estudo

e acordo com a pesquisa, quem tem mais autocontrole e disciplina evita situações que possam ser conflitantes e, portanto, provocar emoções negativas.

Pessoas disciplinadas e que exercem o autocontrole, ao contrário do que possa parecer algumas vezes, são mais felizes. É o que diz uma pesquisa americana publicada na edição deste mês do periódico Journal of Personality. Segundo os autores do estudo, isso ocorre pois esses indivíduos tendem a evitar situações tentadoras e conseguem lidar melhor com objetivos conflitantes. Por exemplo, diante de um doce, eles conseguem ponderar a melhor opção entre o prazer de comer o alimento e o ganho de peso que vem junto.

Os pesquisadores realizaram esse trabalho com o objetivo de avaliar se, como muitos acreditam, uma personalidade disciplinada faz com que uma pessoa se sinta menos feliz. A pesquisa, desenvolvida na Universidade de Chicago, Estados Unidos, avaliou o desempenho de 414 adultos em uma série de testes de autocontrole. Os participantes também foram questionados sobre o quão satisfeitos estavam com suas vidas e foram orientados a descrever seu estado de humor a cada dia por meio de um aplicativo de smartphone.

A pesquisa foi feita em três etapas. Participaram da primeira fase 414 adultos com uma média de 35 anos de idade; da segunda fase, 208 adultos com 25 anos de idade, em média; e da terceira fase, 234 pessoas de 34,5 anos, em média.

Ao final do estudo, os pesquisadores encontraram uma forte relação entre indivíduos que apresentaram mais autocontrole nos testes e uma maior satisfação com a própria vida. Além disso, pessoas mais disciplinadas relataram mais episódios de bom humor, e menos de mau humor.

De acordo com os autores, porém, isso não parece estar ligado ao fato de esses indivíduos serem mais capazes de resistir a tentações, mas sim ao fato de que eles se expõem a menos situações tentadoras. E, quando o fazem, sabem lidar melhor com elas.

“Pessoas que têm um bom autocontrole fazem uma série de coisas que as tornam mais felizes. Uma delas é evitar desejos problemáticos e conflitos”, disse Kathleen Vohs, umas das autoras do estudo, ao site da revista Time. Segundo ela, isso acaba resultando em menos emoções negativas. "Uma interpretação dessas conclusões é que as pessoas usam o autocontrole para configurar as suas vidas de modo a evitar problemas”, escrevem os autores.

fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/ter-autocontrole-torna-uma-pessoa-mais-feliz-diz-estudo

Laboratório Grams Perini - Todos os direitos reservados

Fone: (51) 3653-3555