Newsletter

Nome:
E-mail:

Notícias

08/05/2013 - Empresa anuncia recall do remédio Cordaptive, que trata colesterol alto

A farmacêutica Merck & Co divulgou que suspendeu a comercialização do medicamento Cordaptive, indicado para controlar os níveis de colesterol e de outras substâncias gordurosas no sangue, e anunciou que durante o mês de maio fará campanha para recolher o remédio em todo o país. Segundo o Ministério da Justiça, estima-se que 830 mil comprimidos deverão ser recolhidos.

No entanto, a Merck & Co afirma que o remédio sairá de circulação em todo o mundo.

De acordo com um comunicado divulgado pela companhia aos médicos no dia 1º de maio, um estudo encomendado pela empresa e que foi realizado pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, avaliou a eficácia do Cordaptive, aliado ao tratamento com estatina, para reduzir o risco de morte coronária, ataques cardíacos não fatais e derrames por conta do colesterol alto no sangue.

O teste comprovou que não houve redução significativa desse risco e, segundo a empresa, “verificou-se um aumento estatisticamente significativo na incidência de alguns eventos adversos sérios não fatais no grupo que recebeu o medicamento”. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi notificada sobre este problema em janeiro deste ano.

Recall
Segundo a empresa, os pacientes que fazem uso de Cordaptive devem procurar seu médico para reavaliação do tratamento e sua substituição por alternativas terapêuticas existentes. A devolução das unidades do medicamento já adquiridos deve ser feita diretamente à empresa. Para isso, os pacientes devem ligar para o número 0800 012 22 32 para receber mais orientações.

De acordo com o ministério, o Código de Defesa do Consumidor determina que é dever do fornecedor fazer o reparo ou a troca do produto ou serviço defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Laboratório Grams Perini - Todos os direitos reservados

Fone: (51) 3653-3555