Newsletter

Nome:
E-mail:

Notícias

24/10/2012 - Vitamina C é indicada para combater doença periodontal

Dois kiwis por dia garantem o aporte diário necessário de vitamina C para uma pessoa. E isso é importante porque, segundo estudo publicado no Journal of Clinic Periodontology, alimentos que contem vitamina C são mais indicados para combater a doença periodontal.
A substância aumenta a imunidade do organismo frente aos radicais livres envolvidos em diversas doenças crônicas. Os pesquisadores escolheram o kiwi por suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antiagregantes plaquetárias, redutoras de triglicerídios e pela atividade antibacteriana.
Cada vez mais, estudos comprovam a importância da nutrição na prevenção de doenças. Um estudo publicado pelo European Journal of Epidemiology chegou à conclusão que uma dieta balanceada e o aumento da atividade física diminui o risco desse tipo de problema bucal.
O Ministério da Saúde estima que aproximadamente 13,9% da população brasileira é considerada obesa. As consequências desse problema para a saúde já são amplamente discutidas no mundo. No último Congresso Mundial de Periodontia e Implantes, que ocorreu na Áustria, um dos assuntos discutidos foi a correlação entre obesidade e doenças periodontais.
Segundo o cirurgião dentista Mario Kruczan, membro da Sociedade Francesa de Periodontia, o problema se dá uma vez que obesos são mais suscetíveis a determinadas infecções. “Nos pacientes obesos as células gordurosas soltam substâncias que elevam a produção e circulação de elementos relacionados a processos inflamatórios, o que pode piorar a gengivite e periodontites”, explica. O especialista diz que a obesidade também está diretamente ligada a doenças como hipertensão arterial, diabetes e câncer.
fonte: Terra

Laboratório Grams Perini - Todos os direitos reservados

Fone: (51) 3653-3555