Newsletter

Nome:
E-mail:

Notícias

23/10/2012 - Jogar futebol ajuda a reduzir pressão sanguínea

Estudo realizado com homens hipertensos mostrou redução da pressão arterial e da gordura corporal naqueles que praticaram o esporte.

Jogar futebol ajuda a normalizar a pressão sanguínea e reduzir o risco de enfarte em homens hipertensos. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Universidade de Exeter, na Inglaterra, e pela Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, publicada na edição deste mês do periódico Medicine and Science in Sports and Exercise.

Participaram da pesquisa 33 homens com idade entre 33 e 54 anos, que sofrem de hipertensão leve a moderada. Eles foram divididos em dois grupos: o primeiro começou a participar de treinos de futebol com uma hora de duração duas vezes por semana e o segundo recebeu acompanhamento médico comum, incluindo orientações sobre a importância de atividade física e alimentação saudável, além do controle da pressão sanguínea.

Depois de seis meses seguindo a nova rotina, o grupo que jogou futebol apresentou uma redução na pressão sanguínea duas vezes maior do que a do outro grupo. O consumo máximo de oxigênio, capacidade máxima do corpo transportar oxigênio durante atividade física, teve um aumento de 10%, a frequência cardíaca durante o repouso foi reduzida em oito batimentos por minuto e a gordura corporal diminuiu em média dois quilos. Nenhuma dessas alterações foi encontrada no grupo de controle.

De acordo com Peter Krustrup, pesquisador da Universidade de Exeter e um dos realizadores da pesquisa, esse foi o primeiro estudo a mostrar que o futebol pode contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares em homens hipertensos. “Treinar futebol tornou mais fácil a realização de treinos mais intensos, além de facilitar a execução de atividades cotidianas, como pedalar, subir escadas, fazer compras e aparar a grama”, diz o pesquisador.

A equipe pretende investigar ainda os efeitos da prática de futebol na estrutura e funcionamento no coração, além de aplicar a pesquisa em mulheres com hipertensão.

Preparação prévia - A cardiologista Luciana Janot, do centro de reabilitação do Hospital Albert Einstein, alerta para o fato de que o futebol é considerado um exercício de alta intensidade e sua prática requer uma preparação prévia. “O futebol é um esporte de contato e de arranques de velocidade. É importante que quem o pratica tenha um condicionamento cardiovascular aeróbico adequado, além de um fortalecimento da musculatura, principalmente dos membros inferiores", afirma.

De acordo com Luciana, o que costuma ser indicado para pacientes hipertensos sãoexercícios moderados e contínuos, como caminhadas. A prática de atividades intensas sem preparo físico aumenta o risco de enfarte, principalmente em pessoas que apresentam pressão alta ou colesterol. “Isso não quer dizer que o hipertenso não possa realizar essas atividades mais intensas. Ele pode se estiver com a pressão controlada e tiver condicionamento físico”, afirma a cardiologista.

Fonte: Veja.com

Laboratório Grams Perini - Todos os direitos reservados

Fone: (51) 3653-3555